domingo, 27 de março de 2011

OBJETIVOS - VARIAS INFORMAÇÕES PARA PLANEJAMENTO


OBJETIVOS

É aquilo que se quer alcançar. São os produtos de aprendizagem previstos antecipadamente. São os resultados previstos e desejados conscientemente.
1- Objetivo Geral ou Educacional:
São aqueles que tem sentido amplo, vago, ambíguo e q       eu sugere múltiplas interpretações.
Ex. – Expressar-se livre e criativamente usando diferentes meios de comunicação.
      - Aprender a escrever e avaliar objetivos educacionais.
      - Desenvolver na criança a capacidade de autonomia.
Verbos que permitem muitas interpretações:

conhecer
desenvolver
acreditar
Compreender
Saber
aperfeiçoar
apreciar
Adquirir
Julgar
entender
aprender
Melhorar

2- Objetivos Específicos ou de Ensino:

Relaciona-se diretamente com o trabalho do professor. São mais claros e mais precisos. São partes do geral.
Ex. Identificar processos indicadores de tempo.
Resolver situações problemáticas envolvendo o sistema monetário brasileiro.
Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente.

OBS. Ao ser formado, ele descreve o comportamento que se espera observar no aluno resultado de uma experiência educativa.
A realização de um objetivo é verificada pelo que a criança é capaz de fazer após ter aprendido.

Verbos que permitem pouca interpretação.
identificar
diferenciar
escrever
Resolver
constatar
justificar
escolher
Criticar
Construir
selecionar
localizar
Relacionar
comparar
enumerar
verbalizar
Distinguir

OBS. Não devemos nos limitar aos exemplos de verbos dados, devemos sim observar o que pretendemos alcançar com o objetivo que vamos traçar.

ATENÇÃO: As expressões “ o aluno deverá ser capaz de “ e “ Levar o aluno à “ NÃO são mais usadas, logo as evite ; e lembre-se de colocar o VERBO sempre no INFINITIVO, pois eles indicam uma ação a ser executada.

CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS QUANTO AO DOMINIO

Segundo Bloom, os objetivos educacionais representam as mudanças que se espera nos alunos através do processo educacional. Os alunos modificam seus pensamentos, seus sentimentos e suas ações. Tais modificações ocorrem em três áreas do comportamento:
a)      área cognitiva: abrange conhecimentos, conceitos, idéias, princípios e habilidades mentais.(memória, desenvolvimento e habilidades intelectuais) . Evocar fatos da historia / Traduzir para o português um texto/ Imaginar uma historia......
b)      área afetiva: descrevem mudanças de interesse, atitude, valores e o desenvolvimento de apreciações. ( ajustamento). – cooperar com os colegas / discutir a responsabilidade/ selecionar o melhor/ comparar as atitudes.
c)      Área psicomotora: abrange objetivos vinculados à área de habilidade motora e manipuladora. – Montar um quebra cabeça / recortar e colar uma figura/ modelar animais/ plantar as verduras.
Os domínios podem aparecer simultaneamente mas pode ter algum predominante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário