OBJETIVOS
É aquilo que se quer alcançar. São os produtos de
aprendizagem previstos antecipadamente. São os resultados previstos e desejados
conscientemente.
1- Objetivo Geral
ou Educacional:
São aqueles que tem sentido amplo, vago, ambíguo e q eu
sugere múltiplas interpretações.
Ex. – Expressar-se livre e criativamente usando diferentes
meios de comunicação.
- Aprender a
escrever e avaliar objetivos educacionais.
- Desenvolver na
criança a capacidade de autonomia.
Verbos que
permitem muitas interpretações:
conhecer
|
desenvolver
|
acreditar
|
Compreender
|
Saber
|
aperfeiçoar
|
apreciar
|
Adquirir
|
Julgar
|
entender
|
aprender
|
Melhorar
|
2- Objetivos
Específicos ou de Ensino:
Relaciona-se diretamente com o trabalho do professor. São
mais claros e mais precisos. São partes do geral.
Ex. Identificar processos indicadores de tempo.
Resolver situações problemáticas envolvendo o sistema
monetário brasileiro.
Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente.
OBS. Ao ser formado, ele descreve o comportamento que se
espera observar no aluno resultado de uma experiência educativa.
A realização de um objetivo é verificada pelo que a criança
é capaz de fazer após ter aprendido.
Verbos que permitem
pouca interpretação.
identificar
|
diferenciar
|
escrever
|
Resolver
|
constatar
|
justificar
|
escolher
|
Criticar
|
Construir
|
selecionar
|
localizar
|
Relacionar
|
comparar
|
enumerar
|
verbalizar
|
Distinguir
|
OBS. Não devemos nos limitar aos exemplos de verbos dados,
devemos sim observar o que pretendemos alcançar com o objetivo que vamos
traçar.
ATENÇÃO: As expressões “ o aluno deverá ser capaz de “ e “
Levar o aluno à “ NÃO são mais usadas, logo as evite ; e lembre-se de colocar o
VERBO sempre no INFINITIVO, pois eles indicam uma ação a ser executada.
CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS QUANTO AO DOMINIO
Segundo Bloom, os objetivos educacionais representam as
mudanças que se espera nos alunos através do processo educacional. Os alunos
modificam seus pensamentos, seus sentimentos e suas ações. Tais modificações
ocorrem em três áreas do comportamento:
a) área
cognitiva: abrange conhecimentos, conceitos, idéias, princípios e habilidades
mentais.(memória, desenvolvimento e habilidades intelectuais) . Evocar fatos da
historia / Traduzir para o português um texto/ Imaginar uma historia......
b) área
afetiva: descrevem mudanças de interesse, atitude, valores e o desenvolvimento
de apreciações. ( ajustamento). – cooperar com os colegas / discutir a
responsabilidade/ selecionar o melhor/ comparar as atitudes.
c) Área
psicomotora: abrange objetivos vinculados à área de habilidade motora e
manipuladora. – Montar um quebra cabeça / recortar e colar uma figura/ modelar
animais/ plantar as verduras.
Os domínios podem aparecer
simultaneamente mas pode ter algum predominante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário