quinta-feira, 3 de outubro de 2013

APOSTILA DE ESTATISTICA PARA AJUDAR EM PEQUENOS TRABALHOS.- BASEADA EM VARIOS MATERIAIS

APOSTILA DE ESTATISTICA

PORCENTAGEM

    É frequente o uso de expressões que refletem acréscimos ou reduções em preços, números ou quantidades, sempre tomando por base 100 unidades. Alguns exemplos:
  • A gasolina teve um aumento de 15%
    Significa que em cada R$100 houve um acréscimo de R$15,00
  • O cliente recebeu um desconto de 10% em todas as mercadorias.
    Significa que em cada R$100 foi dado um desconto de R$10,00
  • Dos jogadores que jogam no Grêmio, 90% são craques.
    Significa que em cada 100 jogadores que jogam no Grêmio, 90 são craques.
       
    Razão centesimal 
    Toda a razão que tem para consequente o número 100 denomina-se razão centesimal. Alguns exemplos:
http://www.somatematica.com.br/fundam/porc2.gif
    Podemos representar uma razão centesimal de outras formas:
    http://www.somatematica.com.br/fundam/porc3.gif
    As expressões 7%, 16% e 125% são chamadas taxas centesimais ou taxas percentuais.
    Considere o seguinte problema:
    João vendeu 50% dos seus 50 cavalos. Quantos cavalos ele vendeu?
    Para solucionar esse problema devemos aplicar a taxa percentual (50%) sobre o total de cavalos.
http://www.somatematica.com.br/fundam/porc4.gif
    Logo, ele vendeu 25 cavalos, que representa a porcentagem procurada.
    Portanto, chegamos a seguinte definição:
Porcentagem é o valor obtido ao aplicarmos uma taxa percentual a um determinado valor.
    Exemplos:
  • Calcular 10% de 300.
            http://www.somatematica.com.br/fundam/porc5.gif
       
  • Calcular 25% de 200kg.
            
    http://www.somatematica.com.br/fundam/porc6.gif

    Logo, 50kg é o valor correspondente à porcentagem procurada.
    EXERCÍCIOS:
    1) Um jogador de futebol, ao longo de um campeonato, cobrou 75 faltas, transformando em gols 8% dessas faltas. Quantos gols de falta esse jogador fez?
    http://www.somatematica.com.br/fundam/porc7.gif
    Portanto o jogador fez 6 gols de falta.
    2) Se eu comprei uma ação de um clube por R$250,00 e a revendi por R$300,00, qual a taxa percentual de lucro obtida?
    Montamos uma equação, onde somando os R$250,00 iniciais com a porcentagem que aumentou em relação a esses R$250,00, resulte nos R$300,00.
    http://www.somatematica.com.br/fundam/porc8.gif
    Portanto, a taxa percentual de lucro foi de 20%.

    Uma dica importante: o FATOR DE MULTIPLICAÇÃO.
    Se, por exemplo, há um acréscimo de 10% a um determinado valor, podemos calcular o novo valor apenas multiplicando esse valor por 1,10, que é o fator de multiplicação. Se o acréscimo for de 20%, multiplicamos por 1,20, e assim por diante. Veja a tabela abaixo:
Acréscimo ou Lucro
Fator de Multiplicação
10%
1,10
15%
1,15
20%
1,20
47%
1,47
67%
1,67

    Exemplo: Aumentando 10% no valor de R$10,00 temos: 10 * 1,10 = R$ 11,00
    No caso de haver um decréscimo, o fator de multiplicação será:
    Fator de Multiplicação =  1 - taxa de desconto (na forma decimal)
    Veja a tabela abaixo:
Desconto
Fator de Multiplicação
10%
0,90
25%
0,75
34%
0,66
60%
0,40
90%
0,10
    Exemplo: Descontando 10% no valor de R$10,00 temos: 10 * 0,90 = R$ 9,00

Exercícios:











Média Aritmética Simples

Dos vários tipos de médias utilizados, o mais simples e o mais comum é a média aritmética simples.

Dados os números 120014001000 e 1600, para apurarmos o valor médio artimético deste conjunto, simplesmente o totalizamos e dividimos o total obtido pela quantidade de valores do conjunto:

Exemplo de média aritmética simples

Agora preste atenção neste conjunto de números após o colocarmos em ordem crescente:
1000120014001600 }

Observe que se fossemos inserir o valor médio de 1300 neste conjunto de números ordenados, a sua posição seria exatamente no meio da sequência, ou seja, seria o valor médio.

Outro exemplo de média aritmética simples
Observe ainda está propriedades das médias, que se o valor médio for inserido ao conjunto de números originais, a média ainda continuará a mesma:

Outro exemplo de média aritmética simples

Digamos que em um concurso você tenha feito três provas e tenha tirado as seguintes notas: 108 e 3. Qual foi a sua nota média afinal?
Vejamos:

http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?XGZyYWN7MTBccXVhZCtccXVhZDhccXVhZCtccXVhZDN9ezN9XHF1YWQ9XHF1YWRcZnJhY3syMX17M31ccXVhZD1ccXVhZDc=

Como a nota mínima para passar no concurso era a nota 7, você se sente feliz e aliviado por ter conseguido alcançá-la.

Média Aritmética Ponderada

Mas foi aí que lhe veio a surpresa! Na última hora você soube que a nota média seria calculada atribuindo-se um peso diferente a cada prova. Você fica apreensivo. E agora?!?

Nos bastidores você soube que a primeira prova teria peso 3, a segunda peso 2 e a terceira teria peso 5. Vamos aos cálculos:

Que pena meu rapaz! Infelizmente a sua média de 6,1 não atingiu o valor mínimo de 7.

Epa! Espere um pouco! Você cometeu um erro! Os pesos não estão na ordem correta! A primeira prova teria peso3, a segunda peso 5 e a terceira teria peso 2. Vejamos se houve alguma mudança, parece-me que você ainda tem chances:

Parabéns! Você foi aprovado, afinal de contas a sua média final até melhorou!

Como você pode perceber, a média aritmética ponderada possibilita atribuir peso ou importância diferentes a cada valor. Provavelmente por ser mais importante no processo de seleção, a segunda nota tinha um peso maior. Por isto os itens com maior peso influenciam mais na média final que os de menor peso. Veja o exemplo abaixo:

http://www.matematicadidatica.com.br/MEx.ashx?XGZyYWN7MTBccXVhZFxjZG90XHF1YWQxXHF1YWQrXHF1YWQyXHF1YWRcY2RvdFxxdWFkN317MVxxdWFkK1xxdWFkN31ccXVhZD1ccXVhZFxmcmFjezEwXHF1YWQrXHF1YWQxNH17OH1ccXVhZD1ccXVhZFxmcmFjezI0fXs4fVxxdWFkPVxxdWFkMw==

Você percebe que o primeiro valor tem peso 1, sete vezes menor que o peso do segundo valor que é igual a 7. Por isto a média final se aproximou muito mais de segundo valor (2), que do primeiro (10), embora este tenha sido cinco vezes maior que o segundo.

Resumindo, para se apurar a média aritmética ponderada, primeiramente multiplique cada valor pelo seu respectivo peso. Some todos os produtos encontrados e divida este total pela soma dos pesos.



Exercícios :











CONCEITOS FUNDAMENTAIS_____________________________________1

1.1.        INTRODUÇÃO

A Estatística pode ser encarada como uma ciência ou como um método de estudo.
Duas concepção para a palavra ESTATÍSTICA:
a)    no plural (estatística), indica qualquer coleção consistente de dados numéricos, reunidos com a finalidade de fornecer informações acerca de uma atividade qualquer. Pôr exemplo, as estatística demográficas referem-se as dados numéricos sobre nascimentos, falecimentos, matrimônios, desquites, etc.
b)    no singular, indica um corpo de técnicas, ou ainda uma metodologia técnica desenvolvida para a coleta, a classificação, a apresentação, a análise e a interpretação de dados quantitativos e a utilização desses dados para a tomada de decisões.
Qualquer ciência experimental não pode prescindir das técnicas proporcionadas pela Estatística, como pôr exemplo, a Física, a Biologia, a Administração, a Economia, etc. Todos esses ramos de atividade profissional tem necessidade de um instrumental que se preocupa com o tratamento quantitativo dos fenômenos de massa ou coletivos, cuja mensuração e análise requerem um conjunto de observações de fenômeno ou particulares.                
1.2. ESTATÍSTICA
CONCEITO: é a ciência que se preocupa com a coleta, a organização, descrição (apresentação), análise e interpretação de dados experimentais e tem como objetivo fundamental o estudo de uma população.
                        Este estudo pode ser feito de duas maneiras:
  • Investigando todos os elementos da população ou
  • Por amostragem, ou seja, selecionando alguns elementos da população

DIVISÃO DA ESTATÍSTICA
- Estatística Descritiva: é aquela que se preocupa com a coleta, organização, classificação,apresentação, interpretação e analise de dados referentes ao fenômeno através de gráficos e tabelas além de calcular medidas que permita descrever o fenômeno.

- Estatística Indutiva (Amostral ou Inferêncial): é a aquela que partindo de uma amostra, estabelece hipóteses, tira conclusões sobre a população de origem e que formula previsões fundamentando-se na teoria das probabilidades. A estatística indutiva cuida da análise e interpretação dos dados.
O processo de generalização do método indutivo está associado a uma margem de incerteza. Isto se deve ao fato de que a conclusão que se pretende obter para o conjunto de todos os indivíduos analisados quanto a determinadas características comuns baseia-se em uma parcela do total de observações.
1.3. POPULAÇÃO
CONCEITO: é o conjunto, finito ou infinito, de indivíduos ou objetos que apresentam em comum determinadas características definidas, cujo comportamento interessa analisar.
A população é estudada em termos de observações de características nos indivíduos (animados ou inanimados) que sejam relevantes para o estudo, e não em termos de pessoas ou objetos em si. O objetivo é tirar conclusões sobre o fenômeno em estudo, a partir dos dados observados.
Como em qualquer estudo estatístico temos em mente estudar uma ou mais características dos elementos de uma população, é importante definir bem essas características de interesse para que seja delimitado os elementos que pertencem à população e quais os que não pertencem.
Exemplos:
1. Estudar os filhos tidos, tipo de moradia, condições de trabalho, tipo de sanitário. Números de quartos para dormir, estado civil, uso da terra, tempo de trabalho, local de nascimento, tipo de cultivo, etc., dos agricultores do Estado do Pará.
População: Todos os agricultores (proprietários de terra ou não) plantadores das culturas existentes no Estado do Pará.
 Estudar a precipitação pluviométrica anual (em mm) na cidade de Belém.
População: Conjunto das informações coletadas pela Estação Pluviométrica, durante o ano.
  As alturas dos cidadãos do Pará constituem uma população ou a população dos pesos desses cidadãos.
Divisão da população
- População Finita: apresenta um número limitado de elementos. É possível enumerar todos os elementos componentes.
Exemplos:
1. Idade dos universitários do Estado do Pará.
População: Todos os universitários do Estado do Pará.
- População Infinita: apresenta um número ilimitado de elementos. Não é possível enumerar todos os elementos componentes.
Entretanto, tal definição existe apenas no campo teórico, uma vez que, na prática, nunca encontraremos populações com infinitos elementos, mas sim, populações com grande número de componentes; e nessas circunstâncias, tais populações são tratadas como se fossem infinitas.
Exemplos:
1. Tipos de bactérias no corpo humano
População: Todas as bactérias existentes no corpo humano.

2. Comportamento das formigas de certa área
População: Todas as formigas da área em estudo.
1.4. AMOSTRAGEM
                   É a coleta das informações de parte da população, chamada amostra (representada por pela letra “n”), mediante métodos adequados de seleção destas unidades.
1.5. AMOSTRA
                   É uma parte (um subconjunto finito) representativa de uma população selecionada segundo métodos adequados.
 O objetivo é fazer inferências, tirar conclusões sobre populações com base nos resultados da amostra, para isso é necessário garantir que amostra seja representativa, ou seja, a amostra deve conter as mesmas características básicas da população, no que diz respeito ao fenômeno que desejamos pesquisar.
O termo indução é um processo de raciocínio em que, partindo-se do conhecimento de uma parte, procura-se tirar conclusões sobre a realidade no todo.
Ao induzir estamos sujeitos a erros. Entretanto, a Estatística Indutiva, que obtém resultados sobre populações a partir das amostras, diz qual a precisão dos resultados e com que probabilidade se pode confiar nas conclusões obtidas.
1.6. CENSO
É o exame completo de toda população.
Quanto maior a amostra mais precisas e confiáveis deverão ser as induções feitas sobre a população. Logo, os resultados mais perfeitos são obtidos pelo Censo. Na prática, esta conclusão muitas vezes não acontece, pois, o emprego de amostras, com certo rigor técnico, pode levar a resultados mais confiáveis ou até mesmo melhores do que os que seriam obtidos através de um Censo.
As razões de se recorrer a amostras são: menor custo e tempo para levantar dados; melhor investigação dos elementos observados.









1.7. PARÂMETRO: valor (usualmente desconhecido) que caracteriza uma população (por exemplo, a média populacional e o desvio-padrão populacional são parâmetros).
População



Dúvidas
x x x x x x x x
Parâmetros:
Amostra

Quantas unidades?
x x x x x x x x

Média aritmética

 x x x x x

Quais as unidades?
x x x x x x x x
x x x x x x x x
Mediana
Moda
 x x x x x
 x x x x x
Estimadores ou Estatísticas:

x x x x x x x x
Variância absoluta

Média aritmética


x x x x x x x x
Desvio Padrão

Mediana


Variância relativa

Moda


Coeficiente de Variação
Proporção

Variância absoluta

Desvio Padrão



Total

Variância relativa




Coeficiente de Variação




Proporção




Total

1.8. FENÔMENOS ESTATÍSTICOS
Refere-se a qualquer evento que se pretende analisar cujo estudo seja possível de aplicação de técnicas da estatística.
A Estatística dedica-se ao estudo dos fenômenos de massa, que são resultantes do concurso de um grande número de causas, total ou parcialmente desconhecidas.
TIPOS DE FENÔMENOS:
Fenômenos Coletivos ou de Massa
Não podem ser definidos pôr uma simples observação.
Exemplos: a natalidade,  a mortalidade, a nupcialidade, a idade média dos agricultores do Estado do Pará, o sexo dos agricultores.
Fenômenos Individuais
Compõem os fenômenos coletivos.
Exemplos: cada nascimento, cada pessoa que morre, cada agricultor investigado.
1.9. CARACTERÍSTICAS
É preciso definir qual(is) a(s) característica(s) de interesse que será(ão) analisada(s).
A característica de interesse pode ser de natureza qualitativa ou quantitativa.

. ATRIBUTOS: são todas as características de uma população que não podem ser medidas.
Os indivíduos ou objetos são colocados em categorias ou tipos e conta-se a freqüência com que ocorrem.
Exemplos: Sexo (masculino e feminino); estado civil (solteiro, casado, viúvo, etc.); tipo de moradia (madeira, tijolo), situação do aluno (aprovado, reprovado), religião.
 CLASSIFICAÇÃO DOS ATRIBUTOS
1. Dicotomia: quando a classe em que o atributo é considerado admite apenas duas categorias.
Exemplos: Sexo (masc. e fem.); Existência ou ausência de certo produto agrícola (existência, ausência), resposta a uma pergunta: (concorda, não concorda), (sim, não).
2. Classificação policotômica ou policotomia: quando a classe em que o atributo é considerado admite mais de duas categorias.
Exemplos: Estado civil (solteiro, casado, viúvo), classe social (alta, média ou baixa).
. VARIÁVEL: é o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno (ou observação, ou característica).
Para os fenômenos:
- sexo - dois resultados possíveis: masculino e feminino; (não pode ser medida: é um atributo)
- número de filhos tidos de um grupo de casais - resultados possíveis: 0, 1, 2, 3, 4, 5, ..., n;
- peso de pessoas adultas - resultados possíveis: 60 kg, 59,3 kg, 75,3 kg, 65,3 kg, ...; pode tomar um infinito número de valores num certo intervalo.
TIPOS DE VARIÁVEIS
1. Variável Qualitativa: quando seus valores são expressos pôr atributos ou qualidade.
Exemplos:
. População: Estudantes universitários do Estado do Pará.
Variáveis: sexo, profissão, escolaridade, religião, meio onde vivem (rural, urbano).
. População: População dos bairros periféricos do município de Belém
Variáveis: tipo de casa, existência de água encanada (sim, não),  bairro de origem.








Variáveis qualitativas que não são ordenáveis recebem o nome de nominais.
Exemplo: religião, sexo, raça, cor.
    Raça do Paraense - 2001
Raça
Frequência
Branca

Negra

Parda

Outra

Total

Fonte: Fictícia

Variáveis qualitativas que são ordenáveis recebem o nome de ordinais.
Exemplo: nível de instrução, classe social.
 Classe social  do Paraense - 2001
Classe social
Frequência
Classe A

Classe B

Classe C

Classe D

Total

Fonte: Fictícia





Nenhum comentário:

Postar um comentário